Tudo que envolva arte me apaixona.

Já me aventurei pela pintura em tela, pela fotografia e edição de imagens, pela restauração de móveis, pela mistura das palavras (meu outro blog), e agora estou comprometida com as tramas do croche e trico.

Ja fiz muita coisa e, confesso, que me maravilha as misturas de tramas e pontos, cores e texturas, como Croche Russo e o Croche Free Form (Aka scrumbles) - que é uma forma livre de se fazer croche, juntando-se retalhos de croche e / ou trico em tramas, texturas e cores distintas.

Entendo que tudo que é belo deve ser divulgado e compartilhado, para que outros tenham a oportunidade que eu tive de aprender e criar. Então, vez em sempre, postarei aqui receitas e gráficos de meus trabalhos e dos que vou garimpando pelas esquinas da net.

Muitos dos arquivos aqui expostos, foram obtidos de fontes públicas da Web e tiveram seus créditos mencionados. Porém, há imagens sem mençao do autor e, se acaso, alguem reconhecer o trabalho me avise que darei o crédito devido.

Se você tem um copyright em um ou mais arquivos e não quer que eles sejam disponibilizados ao público do blog, entre em contato que retirarei a publicação.

Postarei também receitas de comidinhas e bebidas gostosas.

Entrem e fiquem a vontade.


Seguidores

quarta-feira, dezembro 28, 2011

Tabela de Manequins e Medidas para Modelagem em Tricô e Crochê

Observem que a tabela não apresenta folgas, ou seja, é você quem irá determinar qual o percentual de folga que deseja na peça acabada.
E por falar em folga, você sabe como tirar as suas medidas ou de outra pessoa?
Se não faz a menor idéia por onde começar, veja a figura a seguir:


Para tirar medidas com precisão, evite fazê-lo vestid com roupas volumosas. Um volume a mais pode alterar e muito o resultado final do seu tricô ou crochê.
Olhando para a figura, vejam a seguir o que cada marcação repesenta:
A. BUSTO
Passe a fita métrica ao redor da parte mais saliente do busto ou tórax e das costas, nas omoplatas.
B. CINTURA
Envolva a cintura com a fita métrica.
C. QUADRIS
Contorne a parte mais saliente, na altura das nádegas.
D. COMPRIMENTO DA BLUSA
Meça a distância da parte mais alta do ombro, na base do pescoço, até a cintura.
E. LARGURA DAS COSTAS
Com os braços cruzados na frente, meça, nas costas, a distância entre as axilas.
F. LARGURA DO BRAÇO
Passe a fita ao redor da parte mais larga do braço.

G. OMBRO
Meça, a partir da base do pescoço até o limite, a junção do braço.
Outras medidas importantes são:
  • largura do punho:  é medida do contorno do seu pulso.
  • comprimento do braço:  meça pela parte interna do braço, do punho até o começo das axilas
  • comprimento total do braço: meça a partir do ‘ossinho’ do ombro em direção ao pulso, passe a fita métrica sobre o cotovelo.
  • altura da cava: é a diferença entre a medida do comprimento total do braço e o comprimento do braço.
  • largura  do decote: meça o diâmetro da cabeça passando a fita métrica por sobre as orelhas. meça a base do pescoço. Some os 2 valores e divida por 2.
  • altura do decote:  medir a partir da base do pescoço até a altura desejada.
    • Agora que você já entendeu como tirar medidas "ao vivo",
  • deve estar se perguntando como fazer no caso de não ter como medir a pessoa para a qual irá tecer?
    Muito simples, seu ´manequim ´pode ser uma camiseta básica que  sirva justinho. Nada de camiseta larga, senão as medidas ficarão muito maiores do que as medidas desejadas.
Do Blog Aslan Trends

5 comentários:

  1. Olá
    Parabéns pelos seus lindos trabalhos.
    Gostava muito de fazer o xaile , ponto de escama, mas não consigo encontrar o gráfico no seu blog, por isso não sei como começar, o popnto em si , já sei fazer!
    Será que me podia ajudar como começar o xaile, desde já o meu muito obrigado.
    Consilveira@gmail.com
    Bom Ano , para si e todos os seus.

    ResponderExcluir
  2. Oie meu anjo!

    Vim te desejar um Feliz 2012, e com ele as alegrias, o sucesso, a paz e o amor estejão presentes!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Um feliz ano novo e que 2012 seja de muito tricô!!

    Abraço,

    Andriara Claudino
    petitnaninha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi,vim conhecer seu blog,amei e já estou super seguindo.
    Parabéns por seu cantinho e muito sucesso aqui.

    Te convido para conhecer meu blog e se gostar e puder seguir também,,será muito bem vinda.

    Beijinhos no core.

    http://umamulherbemvestida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. olha que otimo post!!!!
    Minha mãe faz tricô, croche e agora já sei onde consultar para tirar as medidas...
    Obrigada Wal.
    Bjo e feliz 2012!!

    ResponderExcluir