Tudo que envolva arte me apaixona.

Já me aventurei pela pintura em tela, pela fotografia e edição de imagens, pela restauração de móveis, pela mistura das palavras (meu outro blog), e agora estou comprometida com as tramas do croche e trico.

Ja fiz muita coisa e, confesso, que me maravilha as misturas de tramas e pontos, cores e texturas, como Croche Russo e o Croche Free Form (Aka scrumbles) - que é uma forma livre de se fazer croche, juntando-se retalhos de croche e / ou trico em tramas, texturas e cores distintas.

Entendo que tudo que é belo deve ser divulgado e compartilhado, para que outros tenham a oportunidade que eu tive de aprender e criar. Então, vez em sempre, postarei aqui receitas e gráficos de meus trabalhos e dos que vou garimpando pelas esquinas da net.

Muitos dos arquivos aqui expostos, foram obtidos de fontes públicas da Web e tiveram seus créditos mencionados. Porém, há imagens sem mençao do autor e, se acaso, alguem reconhecer o trabalho me avise que darei o crédito devido.

Se você tem um copyright em um ou mais arquivos e não quer que eles sejam disponibilizados ao público do blog, entre em contato que retirarei a publicação.

Postarei também receitas de comidinhas e bebidas gostosas.

Entrem e fiquem a vontade.


Seguidores

quarta-feira, dezembro 28, 2011

Uma revolucionária chamada Elizabeth Zimmerman

Quem costuma passear pela internet em busca de inspiração e aprendizado do tricô já deve ter ouvido falar de uma certa EZ, também conhecida como Elizabeth Zimmerman.
Mas afinal quem é  EZ e qual a sua importância para arte com duas agulhas?
Nós da Equipe Aslantrends achamos que ela é uma musa inspiradora, uma visionária, uma revolucionária das agulhas.
Elizabeth Zimmerman nasceu na Inglaterra (Devon) em 1910 onde aprendeu a tricotar com sua mãe e tias, estudou na Suiça e Alemanha, imigrou para os Estados Unidos,  juntamente com seu marido durante a II Guerra.  Nos Estados Unidos (Wisconsin) onde viveu até a sua morte em 1999 deixou um legado sobre tricô através de seus livros e vídeos.
Brincando com conceitos matemáticos ora complexos, ora básicos,  Zimmerman criou peças em tricô atemporais e desenvolveu  técnicas únicas e apuradas para modelagem.
Suas idéias não se limitavam a oferecer receitas prontas, mas sim fazer com que os amantes do tricô pensassem, e a partir de deteminados conceitos matemáticos, pudessem criar suas proprias receitas adaptadas ao fio e tamanho desejados.
Difundiu largamente o uso da agulha circular para trabalhos planos (abertos) como forma de permitir a portabilidade  de trabalhos maiores bem como oferecer mais conforto às tricoteiras. Reintroduziu nos Estados Unidos o jeito europeu de tricotar (muito mais rápido).
Usou e abusou de tramas simples, brincou com formas diferentes de se tricotar.
Difícil escolher uma técnica ou projeto desenvolvido por EZ para exemplificar a sua genialidade.
O dizer de um casaquinho para bebê criado em 1968 (Baby Surpise Jacket),   tecido todo aberto, de forma quase retangular, sem curvas,  e que como num passe de mágica se tranforma num casaquinho todo modelado, certinho, num ícone do tricô quer seja para bebês, criança ou adulto.

Como não se encantar com projetos magníficos  apresentados não apenas em forma de receitas para este ou aquele fio,  e sim como um tutorial para você poder tecer com o que tem à mão?
Em seus livros (O almanaque das tricoteiras, que apresenta um tutorial diferente para cada mes do ano), Knitting without Tears (Tricotando sem lágrimas), ou ainda o delicioso Knitting Workshop (Oficina do Tricô) ela  ensina coisas do ‘arco da velha’ de um jeito super didático e divertido.
Os livros da Elizabeth Zimmmerman não são livros bonitinhos, cheios de fotos coloridas e conteúdo duvido. São livros super simples, publicados em preto e branco, com ilustrações  feitas à mão, mas com conteúdo atemporal e impecável.
Infelizmente, o único trabalho da EZ já traduzido para o Português é a receita, ou melhor , o tutorial do Baby Surprise Jacket que pode ser adaptado para crianças e adultos.
Além das publicações impressas é possível adquirir os vídeos dos livros, o que facilita muito para quem não fala inglês.
Basta olhar para aquelas mãos tricotanto habilmente para se ter a certeza de que ela sabia muito bem sobre o que estava falando e fazendo. Mesmo que você não entenda uma única palavra do que ela diz, vai se identificar, vai aprender, vai se apaixonar por EZ.
Enfim, falar de Elizabeth Zimmerman aqui no blog é na verdade um convite àqueles que nos visitam a conhecer a obra de alguém absolutamente genial e muito além do seu tempo.
Afinal, quem mais poderia usar o Pi, a Geometria Euclidiana ou proporções e porcentagem para tricotar ou mesmo criar  um slogan tão edificante como este: “Knit on with confidence and hope, through all crises.” (Tricote com confiança e esperança, atráves de todas as crises)?
Do Blog Aslan Trends


Nenhum comentário:

Postar um comentário