Tudo que envolva arte me apaixona.

Já me aventurei pela pintura em tela, pela fotografia e edição de imagens, pela restauração de móveis, pela mistura das palavras (meu outro blog), e agora estou comprometida com as tramas do croche e trico.

Ja fiz muita coisa e, confesso, que me maravilha as misturas de tramas e pontos, cores e texturas, como Croche Russo e o Croche Free Form (Aka scrumbles) - que é uma forma livre de se fazer croche, juntando-se retalhos de croche e / ou trico em tramas, texturas e cores distintas.

Entendo que tudo que é belo deve ser divulgado e compartilhado, para que outros tenham a oportunidade que eu tive de aprender e criar. Então, vez em sempre, postarei aqui receitas e gráficos de meus trabalhos e dos que vou garimpando pelas esquinas da net.

Muitos dos arquivos aqui expostos, foram obtidos de fontes públicas da Web e tiveram seus créditos mencionados. Porém, há imagens sem mençao do autor e, se acaso, alguem reconhecer o trabalho me avise que darei o crédito devido.

Se você tem um copyright em um ou mais arquivos e não quer que eles sejam disponibilizados ao público do blog, entre em contato que retirarei a publicação.

Postarei também receitas de comidinhas e bebidas gostosas.

Entrem e fiquem a vontade.


Seguidores

terça-feira, setembro 25, 2012

LENÇO COM RENDA E TECIDO TRICO


 Comece sobrepondo o Tecido Tricô sobre a Renda Tricô. Observe que os furinhos do tecido e da renda não coincidem perfeitamente, mas isso fará com que o trabalho fique com um leve franzido.
Os dois materiais serão unidos por este bico de crochê: *três pontos altos, três correntes, três pontos altos*. Faça este bico sobre 30 furinhos, porém deixe o primeiro furo sem bico, ele será trabalhado mais tarde na finalização do cachecolar. (Ver figura 1)
Agora vamos formar uma das pontas do cachecolar. Feito o biquinho de crochê nos 30 furinhos, agora faça dois pontos altos nos próximos 5 furos.  (Ver figura 2)
Formada a ponta do cachecolar, agora vamos unir os dois lados do trabalho.  Continue fazendo o biquinho de crochê em cada furinho do Renda e do Tecido sobrepostos, só que agora unindo os biquinhos assim: *três pontos altos, uma corrente, um ponto baixo no bico de cima, para unir, uma corrente, três pontos baixos*. Trabalhe assim até que todos os biquinhos de baixo estejam unidos com os biquinhos de cima. (Ver figura 3)
Unidos todos os biquinhos, vamos fazer a outra parte do cachecolar. Continue fazendo os biquinhos(*três pontos altos, três correntes, três pontos altos*) sobre os próximos 30 furos. (Ver figura 4)
Figura 5: como na Figura 2, faça a outra ponta do cachecolar e siga o procedimento da Figura 3 para unir os dois lados do trabalho.
Figura 6: chegamos ao final do trabalho, agora falta fazer apenas um biquinho e uni-lo com o biquinho de cima. Corte o Renda e o Tecido com dois furinhos de folga, dobre ao meio e sobreponha sobre o furinho que ficou a espera no início do trabalho. Faça os furinhos coincidirem e trabalhe o último biquinho, unindo-o ao biquinho de cima. Corte o fio e arremate o trabalho. (Ver figura 7)
Para um acabamento perfeito, prenda com pontos a mão as sobras de Renda e Tecido Tricô, assim a emenda fica quase imperceptível.



Acabamento ao redor da peça:  Este acabamento dará peso e forma ao cachecolar. Trabalhe ao redor da peça, mas apenas na Renda Tricô.
A: No meio de um bico da borda da Renda Tricô, prenda o fio com um ponto baixo e faça 5 correntes.
B: Na quinta corrente faça mais 3 correntes e 3 pontos altos sem fechar.
C: Feche o conjunto de 3 correntes mais os 3 pontos altos juntos. Faça mais 3 correntes e feche na quinta corrente do cordão inicial com um ponto baixíssimo.
D: Faça mais 5 correntes e feche com um ponto baixo no meio do bico seguinte da Renda Tricô. Repita os passos A, B, C e D até dar toda a volta no cachecolar.

Receita de Izabel Cristina Bonatti, publicada no site do Bazar Horizonte



Um comentário:

  1. great !
    Greetings from Poland :D
    Katarzyna

    www.sajuki.blogspot.com

    ResponderExcluir