Tudo que envolva arte me apaixona.

Já me aventurei pela pintura em tela, pela fotografia e edição de imagens, pela restauração de móveis, pela mistura das palavras (meu outro blog), e agora estou comprometida com as tramas do croche e trico.

Ja fiz muita coisa e, confesso, que me maravilha as misturas de tramas e pontos, cores e texturas, como Croche Russo e o Croche Free Form (Aka scrumbles) - que é uma forma livre de se fazer croche, juntando-se retalhos de croche e / ou trico em tramas, texturas e cores distintas.

Entendo que tudo que é belo deve ser divulgado e compartilhado, para que outros tenham a oportunidade que eu tive de aprender e criar. Então, vez em sempre, postarei aqui receitas e gráficos de meus trabalhos e dos que vou garimpando pelas esquinas da net.

Muitos dos arquivos aqui expostos, foram obtidos de fontes públicas da Web e tiveram seus créditos mencionados. Porém, há imagens sem mençao do autor e, se acaso, alguem reconhecer o trabalho me avise que darei o crédito devido.

Se você tem um copyright em um ou mais arquivos e não quer que eles sejam disponibilizados ao público do blog, entre em contato que retirarei a publicação.

Postarei também receitas de comidinhas e bebidas gostosas.

Entrem e fiquem a vontade.


Seguidores

sexta-feira, maio 27, 2011

Bolo de Chocolate e Menta

(xícara de chá = 240 ml)


Ingredientes


3/4 xícara (chá) de manteiga ou margarina (18og)
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos grandes
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
1 xícara (chá) de leite
5 gotas de essência de baunilha


Para a massa de chocolate

 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de cacau em pó
3 colheres (sopa) de leite
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio


Para a massa de menta

 1/4 xícara (chá) de licor de menta


 Recheio

 75g de creme de leite (cerca de 1/4 da lata ou pouco menos da metade da caixinha)
1 colher (sopa) rasa de açúcar
100g de chocolate meio amargo ralado ou raspado
1 colher (sopa) cheia de manteiga


Para umedecer o bolo

1/3 xícara (chá) de água filtrada


Cobertura

 250g de chocolate meio amargo ralado ou raspado
70g de manteiga ou margarina (cerca de 1/3 de xícara)


 Preparo

Massas:

 Ligue o forno à temperatura de 180ºC. Unte e enfarinhe duas formas redondas de 22 cm de diâmetro. Bata a manteiga na batedeira até clarear. Ainda batendo, junte o açúcar aos poucos. Se ficar muito difícil de misturar, junte um dos ovos. Bata um pouco até incorporar bem e vá acrescentando os outros ovos, um de cada vez, batendo sempre. Adicione a baunilha. Peneire a farinha com o fermento numa tigela à parte. Desligue a batedeira, e vá acrescentando à mistura batida, o leite e a farinha (que foi peneirada com o fermento) alternando leite e farinha, e misturando com um batedor de mão até que acabem. Ponha duas xícaras da massa numa tigela à parte e acrescente a ela o licor de menta, misturando tudo muito bem. Reserve essa massa. À massa restante, junte o cacau (dissolvido previamente no leite), o chocolate em pó e o bicarbonato de sódio, agregando tudo. Despeje as duas massas - separadamente - nas formas preparadas. Leve-as ao forno e deixe que assem por mais ou menos 30 minutos, ou até que passem no teste do palito. Depois de assadas, tire as formas do forno, deixe que esfriem por cinco minutos e, com cuidado, porque ainda estarão quentes, desenforme os bolos e deixe que acabem de esfriar sobre uma grelha.


 Recheio:

Numa panelinha, misture bem e esquente, até quase ferver: o leite, o açúcar e o creme de leite. Desligue o fogo e junte o chocolate ralado, misturando bem até formar um creme liso. Cubra a panelinha com um pano deixe que o creme amorne. Assim que amornar, empregue.


 Cobertura (ganache de chocolate)

Aqueça no microondas (ou em banho-maria) a manteiga com o chocolate. Eu aqueço no microondas, na própria tigela da batedeira (a de plástico, claro!). Leve a mistura à batedeira e bata até virar um creme liso. Cubra a tigela com um pano e leve-a a geladeira por mais ou menos 1 hora (ou uns 20 minutos no freezer). Eu deixo o batedor da batedeira dentro da tigela, para não ter de lavá-lo duas vezes. Retorne a tigela à batedeira e bata até virar um creme espesso e firme (mas não deixe que endureça demais, pois ficaria difícil de aplicar; se, porém, isso acontecer, amoleça o creme novamente, pingando nele gotas de leite fervente, com a batedeira ligada, na velocidade mínima).


Montagem

 Corte o bolo de chocolate ao meio e ponha uma de suas partes no prato em que vai servir, molhe essa parte com um pouco da água filtrada (umas duas colheres). Aplique metade do recheio sobre essa parte. Ponha o bolo de menta sobre essa primeira parte e molhe-o com outra parte da água (mais duas colheres). Espalhe o restante do recheio sobre o bolo de menta e, sobre ele, ponha a outra parte do bolo de chocolate. Alinhe bem as três 'camadas' do bolo e molhe a última parte com mais duas colheres de água filtrada.
Cubra o bolo com o ganache e, se desejar, decore a gosto.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário