Tudo que envolva arte me apaixona.

Já me aventurei pela pintura em tela, pela fotografia e edição de imagens, pela restauração de móveis, pela mistura das palavras (meu outro blog), e agora estou comprometida com as tramas do croche e trico.

Ja fiz muita coisa e, confesso, que me maravilha as misturas de tramas e pontos, cores e texturas, como Croche Russo e o Croche Free Form (Aka scrumbles) - que é uma forma livre de se fazer croche, juntando-se retalhos de croche e / ou trico em tramas, texturas e cores distintas.

Entendo que tudo que é belo deve ser divulgado e compartilhado, para que outros tenham a oportunidade que eu tive de aprender e criar. Então, vez em sempre, postarei aqui receitas e gráficos de meus trabalhos e dos que vou garimpando pelas esquinas da net.

Muitos dos arquivos aqui expostos, foram obtidos de fontes públicas da Web e tiveram seus créditos mencionados. Porém, há imagens sem mençao do autor e, se acaso, alguem reconhecer o trabalho me avise que darei o crédito devido.

Se você tem um copyright em um ou mais arquivos e não quer que eles sejam disponibilizados ao público do blog, entre em contato que retirarei a publicação.

Postarei também receitas de comidinhas e bebidas gostosas.

Entrem e fiquem a vontade.


Seguidores

segunda-feira, março 29, 2010

BOLERO DE QUADRADO PERFEITO EM TRICO


- 3 novelos de Cisne Íris
- 1 par de agulhas Tricô Corrente numero 8

Para fazer o quadrado perfeito, primeiro deve ser feito uma conta: Ex: Se o trabalho for feito com 73 pontos, subtrair 73-3=70 pontos, depois dividir 70:2=35 pontos.
A seguir fazer da seguinte maneira:

Colocar 73 pontos na agulha e fazer as carreiras abaixo:
1ªcarreira: tricô
2ªcarreira: 35tricô, 3pontos juntos em tricô, 35tricô.
3ªcarreira: tricô.
4ªcarreira: 34tricô, 3pontos juntos em tricô, 35tricô.
5ªcarreira: tricô.
6ªcarreira: 33tricô, 3pontos juntos me tricô, 33tricô.
7ªcarreira: tricô.
Ir fazendo desta maneira todas as carreiras até sobrar só 3 pontos na agulha, fazer os 3 pontos juntos em tricô e estará pronto o quadrado perfeito. Fazer 2 quadrados e reservar (cada quadrado tem 30cm). O 3ºquadrado, deve ser feito até a metade dos pontos (ficar com 35 pontos e arrematar). Colocar os 2 quadrados e meio conforme desenho abaixo e costurar para formar o bolero.

Aula de Vitória Quintal


Quadrado perfeito em Tricô
Agulha do número que quiser e lã correspondente à agulha.
Para fazer uma amostra do quadrado, coloque 23 pontos na agulha.
Faça sempre uma conta antes de começar a tricotar. Neste caso faça: 23-3 = 20.
20 dividido por 2 = 10.
1a. Carreira Direito: toda em ponto tricô.
2a. Carreira Avesso: 10 tricôs, 3 pontos juntos em tricô, 10 tricôs.
3a. Carreira Direito: toda em ponto tricô.
4a. Carreira Avesso: 9 tricôs, 3 pontos juntos em tricô, 9 tricôs.
5a. Carreira Direito: toda em ponto tricô.
6a. Carreira Avesso: 8 tricôs, 3 pontos juntos em tricô, 8 tricôs.
Continue sempre assim fazendo as diminuições sempre do lado do avesso, até restarem apenas 3 pontos na agulha. Arremate os 3 pontos juntos do lado direito, e terá um quadrado perfeito, com os 4 lados iguais.
Lembre-se que: você é quem determinará o tamanho do seu quadrado, colocando quantos pontos quiser; pode fazer de qualquer tamanho, mas respeitando sempre aquela regrinha de fazer a conta antes de iniciar seus quadrados.


A mesma receita da Rosângela Chicote, mas explicada com mais detalhes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário